A vacina (constituída por vírus atenuados) que previne a doença diarreica causada por Rotavírus Humano faz parte do Calendário Nacional de Vacinação desde 2006, sendo oferecida para as crianças da faixa etária de 6 a 24 semanas, para proteger antecipadamente as crianças da faixa etária de 6 a 24 meses, nas quais se observa maior carga de complicações decorrentes da infecção pelo rotavírus.
A vacina deve se administrada em duas doses de forma oral, sendo a 1ª dose dos dois meses de vida, com idade mínima de um mês e 15 dias de vida (seis semanas) e idade máxima de três meses e 15 dias de vida (14 semanas). A 2ª dose deve ser aplicada aos quatro meses de idade, com idade mínima de três meses e 15 dias (14 semanas) e máxima de cinco meses e 15 dias de vida (24 semanas).
Pode haver algumas reações assim como outras vacinas, e existe contra indicação para crianças com qualquer história de doença gastrointestinal crônica, inclusive má formação congênita do trato gastrointestinal, crianças com imunodeficiências primárias e secundárias.